Com vários modelos de negócios caminhando para o digital, o e-commerce surge como uma oportunidade de ganhar dinheiro online e ainda dar uma autoridade para a sua marca.
Cada vez mais consumidores fazem compras online e isso faz com que as lojas necessitem de uma loja virtual para vender os seus produtos de forma segura e com agilidade.
O que é um E-commerce?
É uma loja virtual onde os consumidores podem comprar diretamente com o proprietário. Essa compra é feita através de dispositivos móveis, ou em sites.
Nessa loja, não há intermediador no processo de venda.
Como funciona o e-commerce?
O e-commerce é como se fosse uma vitrine onde há uma exposição de produtos de uma única empresa.
No e-commerce deve conter vídeos e fotos do produto, como uma boa descrição para incentivar o consumidor a comprar algo na sua plataforma.
E para efetuar o pagamento, a plataforma deve oferecer segurança e um local para colocar os dados do cartão para gerar o pagamento.
O mercado
O e-commerce é uma das melhores estratégias para você vender seus produtos. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima crescimento de 16% em 2019.
O estudo da eMarketer, afirma que o e-commerce deve crescer até 2020 exponencialmente.
E-commerce x Marketplace
A diferença principal é a de quem o consumidor compra o produto. No e-commerce a compra é realizada através do próprio fabricante. Já no marketplace o produto é de uma outra empresa.
Ou seja, o marketplace reúne produtos de diversas lojas, oferecendo vários itens e o e-commerce reúne produtos de uma loja só.
Tipos de e-commerce
– B2C (Business to Consumer)
Onde as empresas se interagem diretamente com o cliente final. Ou seja, a relação é entre uma empresa e o consumidor.
– B2B (Business to Business)
O mais tradicional, onde as empresas vendem produtos da própria produção para outros negócios. Basicamente, este é o e-commerce de atacado.
– C2C (Consumer to consumer)
E-commerce de consumidor para consumidor, onde há a troca de bens e serviços sem a participação da empresa. Aqui, existe um profissional para interferir nessa comunicação.
Principais empresas de E-commerce
– Magazine Luiza
Tem seu próprio e-commerce e também da loja Época Cosméticos. Procura ter um relacionamento diferenciado com seus clientes e também tem um marketplace com outras empresas.
– Conva.com
Dona de famosos e-commerce, como: Extra.com.br, CasaBahia.com.br, PontoFrio.com.
– B2W Digital
Seus e-commerces são bem respeitados, como: americanas.com, submarino, shoptime e Sou Barato.
Motivos para ter um e-commerce
– Funcionamento 24 Horas
Por ser uma loja virtual, ela funciona 24 horas por dia. Então você pode vender em qualquer momento. As vendas acontecem em qualquer instante, mas a entrega de produtos é tudo estabelecido por você.
– Custo com manutenção
Por ser tudo virtual, não há gastos com luz e água. O único custo é com a contratação de um bom servidor para ficar hospedado o seu e-commerce.
– Promoções
O dono do e-commerce pode criar promoções para atrair novos clientes. Valendo ressaltar que ele deve ser cumprido e que não seja um prejuízo ao dono.
– Comodidade
Por ser algo online, você pode fazer as coisas de casa mesmo e uma flexibilidade de horários. Logo, não tem chefe e as formalidades são dispensadas.
– Canal democrático
Permite que as pequenas e médias empresas tenham uns grandes números de oportunidades.
– Vendas para o mundo
Por ser uma loja online, você pode vender para o mundo inteiro. Mas não saia correndo antes de ter condição para enviar mercadorias para o exterior.
– Baixo estoque
Não precisa ter um grande estoque, vá de acordo com sua demanda.
– Monitoramento do consumidor
Quando o cliente se cadastra no e-commerce. O dono consegue mapear o consumidor e ver em qual horário ele costuma fazer compras.
Conclusão
Assim, concluímos que o e-commerce é uma excelente oportunidade para investir seu negócio. E ainda torna seus produtos escaláveis.
Leia outros artigos no nosso blog!
📍 AJCD é uma contabilidade digital simplificada onde você tem mais tempo para a gestão do seu negócio!