A escolha do profissional que vai agregar na sua empresa deve partir do pressuposto que ele é um profissional capacitado e fará diferença na sua empresa.
Dessa forma, o artigo vai tratar de entender o processo de admissão de um funcionário.
Admissão de funcionários
Para contratar um colaborador é preciso entender que tipo de contrato a empresa vai ter com ele. Ele pode ser:
– Contrato de experiência
Esse contrato tem como característica averiguar se o colaborador vai ser um bom empregado e se ele também quer ficar na empresa. Pode ser prorrogado apenas uma vez.
– Contrato de trabalho
Se a empresa decidir contratar o funcionário, ele muda automaticamente para um contrato de trabalho. Dessa forma, os dois devem estar cientes dos deveres e diretos de cada um.
– Documentos
Quando a pessoa é admitida no seu novo emprego, ela precisa fornecer uma série de documentos para empresa. Veja alguns abaixo:
– Carteira de trabalho – CTPS
Funciona como uma ficha, em que deve ser anotado a data da admissão, a remuneração e condições especais, se houver.
Vale lembrar que a empresa não pode ficar de posse da carteira de trabalho por mais de 48 horas.
– Alistamento Militar
Se o colaborador for homem, ele precisa mostrar o certificado de alistamento militar.
– Exame admissional
Deverá ser pago pela empresa, como forma de saber se o profissional está apto para trabalhar naquele cargo.
– Certidão de casamento/ nascimento
A empresa saber se há dependentes do colaborador, pois precisará destas informações para o Imposto de Renda ou outros benefícios.
– Vale transporte
A empresa pode oferecer o vale-transporte e descontar de uma pequena parcela do salário do funcionário. Pode ser pago em dinheiro ou através de passes de transportes.
Processos de admissão de funcionários por parte da empresa
O preenchimento de dados pessoais do funcionário na carteira de trabalho é função da empresa. Deve ter:
- Função do funcionário na empresa
- Salário
- Data de admissão
- Estado civil
- Jornada de trabalho
- Informar se há dependentes
A empresa poderá também fornecer um treinamento ao colaborador, afim que ele se integre melhor das atividades do negócio. Isso é uma boa estratégia o dono no negócio, pois ele pode aproveitar melhor dos conhecimentos dos funcionários.
Como fazer a admissão de funcionários PJ?
A pessoa jurídica, PJ como é conhecido, é como se fosse uma empresa. Logo, uma empresa contratando outra empresa. Esse tipo de contrato não precisa assinar carteira de trabalho, nem fazer exames médicos ou impostos.
A vantagem para o contratante é a redução dos custos trabalhistas, já para o contratado é que ele não tem descontos no salário. Vale lembrar que apesar de não assinar a carteira, os dois precisam ter um contrato mostrando os deveres e diretos que cada um deve cumprir.
Benefícios de organizar bem um processo de admissão de funcionários
– Desempenho da empresa
Quando a instituição contrata bons funcionários, ela cresce com isso. Além, de que ela pode capacita-los ainda mais para obter resultados.
– Retenção de talentos
Na hora de admitir bons funcionários, busque alguém que queira de verdade ficar na empresa. Assim, não vai ver uma rotatividade de colaboradores.
– Clima Organizacional
É importante buscar um funcionário que tenha características do seu negócio, que é um diferencial e que saiba lidar com o público.
Conclusão
Assim, concluímos que para desenvolver um bom processo de admissão de funcionários, é importante conhecer a pessoa desde da entrevista até na hora de assinar um contrato.
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