Em média, 60% das empresas fecham suas portas depois de cinco anos em atividade, de acordo com pesquisas do IBGE. Isso é o resultado do empreendedor não realizar um bom plano de negócios.
Desta forma, é recomendado a todos os futuros gestores que inicie a elaboração do seu plano de negócio. Elaboramos um texto para que você entenda melhor o conceito de plano de negócio e os elementos essenciais de um plano de negócios. Vamos lá!
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é constituído por um documento que tem a função de estruturar toda a empresa e todas as características pertencentes a ela. Assim, é possível ter uma ampla visão do setor que seu negócio está incluso, podendo tomar todas as decisões necessárias com um objetivo já traçado.
O plano de negócios também é um documento que é usado para apresentar aos possíveis investidores, já que oferece uma base consolidada e auxilia a construção da segurança para o futuro empresarial.
Agora, vamos abordar os elementos essenciais de um plano de negócios. Confira!
Os elementos do plano de negócios
Inicie com o Resumo Executivo
O resumo executivo necessita estar no início do documento, pois tem o fim de relatar seus objetivos como empreendedor, sendo um elemento muito importante. É neste momento do plano de negócios que você chamará a devida atenção para o restante do documento, então ele deve ser bem apresentado.
Elabore uma descrição do negócio
A descrição do negócio normalmente é iniciada com uma apresentação do setor em que a empresa está inserida, descrevendo com mais detalhes as características principais da organização.
São eles:
- Enquadramento jurídico e tributário;
- Missão, visão e valores;
- Dados operacionais;
- Logística;
- Capacidade de produção;
- Histórico financeiro;
- Faturamento bruto e líquido atual;
- Descrição da equipe ou organograma;
- Desenvolvimento ao longo do tempo;
- Despesas fixas e variáveis;
- Investimento em capital fixo;
- Investimento em capital de giro;
- Relação de fornecedores;
- Estimativa de faturamento.
Caso seja interessante aos gestores, é possível também inserir informações de acordo com funcionamento e outros dados nessa parte do plano de negócios.
Realize uma análise de mercado
A análise de mercado deve ser feita de maneira bem cuidadosa sobre a situação da área em que a empresa se situa e consegue que o gestor conheça todos os aspectos do mercado a fim de estabelecer um alvo e fazer com que a empresa tenha mais vendas.
Ao realizar a pesquisa, é bom procurar dados sobre:
- O desenvolvimento desse ramo de atividades no país;
- Expansão ou saturação do mercado;
- Se há demanda suficiente para esse produto ou serviço;
- Tipo de público-alvo ideal para a empresa.
Descrevendo a empresa, procure discutir a real situação e quais são as futuras possibilidades da empresa. É primordial expor os dados relacionados a vários mercados no setor específico, inserindo os produtos e desenvolvimentos que devem favorecer ou atrapalhar sua empresa.
Faça uma análise competitiva
A análise competitiva, também conhecida como análise de concorrentes tem como metas estabelecer os pontos fortes e fracos da concorrência dentro do setor em que sua empresa se insere, listando executáveis estratégias e barreiras que podem ser elaboradas a fim de diminuir a competição.
Uma maneira de estipular os seus concorrentes indiretos e diretos é elaborar uma lista com características onde precisam ser igualados ou semelhantes, com o intuito de que os outros empreendimentos sejam seus concorrentes, tendo a proximidade em:
- Produto ou serviço;
- Preço;
- Forma de divulgação;
- locais onde as empresas estão presentes.
A finalidade dessa ação é que quanto mais próxima as outras organizações forem de você, mais direta é a sua concorrência.
Crie a Análise de Contexto
A análise de contexto verifica todos os aspectos importantes para o seu negócio, porém que não tenha relação com o nicho do mercado. Os dados listados são variáveis e o gestor não tem o controle, como, por exemplo, a economia, novas tecnologias que surgem e podem afetar suas vendas, leis específicas, dentre outras.
Estabeleça metas e objetivos
Depois dessas análises e pesquisas, essa etapa deve ser realizada as metas e objetivos atingíveis para o seu empreendimento, em um período estabelecido.
São definidos nessa etapa os objetivos como meta de faturamento, quantidade de vendas desejadas e objetivos de comunicação (como se tornar referência em seu nicho de atuação), e a partir disso, você deverá fazer sua estratégia e alinhar as próximas etapas.
Prepare um plano de desenvolvimento
Essa etapa é importante para apresentar o a descrição do próprio negócio e dos investidores, do processo de produção, da descrição do design do produto e do marketing. Dessa maneira, é possível elaborar um orçamento de desenvolvimento que auxiliará a empresa alcançar suas metas.
Além disso, é necessário propor sua identidade visual, com o fim de facilitar encontrar sua empresa nos canais de comunicação. Essa etapa é importante no plano de negócios para criar e atualizar a sua marca.
Leia também Cuidados ao abrir um novo negócio
Produza um plano de operações e gerenciamento
O plano de operações e gerenciamentos é realizado para retratar como funciona o seu negócio. O plano de operações retoma características da empresa, como as responsabilidades da gerência, os trabalhos de cada setor e os gastos com o funcionamento, descritos anteriormente na descrição do negócio.
Liste os fatores financeiros
Após todos esses processos para elaborar seu plano de negócio, é necessário listar todo o capital a ser disponibilizado para cada setor descrito. Usar gráficos nessa etapa é indicado para facilitar que o plano de negócios exiba uma visão ampla. Além desse fato, cada valor estabelecido para cumprir um objetivo necessita ter um breve resumo que justifique o capital direcionado.
Faça métricas para o plano de negócios
Com todas as ações estratégicas definidas, é preciso estipular métricas, como meios para verificar se as metas foram atingidas ou não. Sempre é recomendado ter números para realizar essa medição, porém, caso não seja possível, uma opção é realizar uma pesquisa com o público ou com o setor envolvido.
Com esse processo descrito, você compreende melhor a importância de uma empresa produzir seu plano de negócios. Caso haja qualquer dúvida, conte com a AJCD Contabilidade Digital.
Indicamos a leitura de nosso conteúdo exclusivo para conhecer mais sobre os assuntos relacionados com o setor contábil.
Descrição