A certificação digital é utilizada pelas empresas como forma de acompanhar o desenvolvimento tecnológico dentro do ambiente corporativo.
Dessa forma, ele também garante uma maior segurança na hora de fazer transações online, facilitando assim a rotina de trabalho do empreendedor.
Isso porque a certificação digital é um arquivo eletrônico, que possibilita a emissão de documentos e a assinatura de maneira digital. Além disso, o modelo A3 conta com a possibilidade de mídia física.
Conforme a legislação brasileira, todas as empresas que fazem a emissão de notas fiscais têm a obrigatoriedade de adquirir o certificado digital.
Deseja entender um pouco mais sobre o assunto? Leia nosso conteúdo sobre: Certificação Digital e sua importância para Microempresa e aprenda todos os detalhes.
Como funciona o certificado digital para microempresas?
Atualmente, diferentes tipos de empresas são obrigadas a terem o certificado digital. Isso porque ele é obrigatório para a emissão de notas fiscais.
Desse modo, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), optantes pelo simples nacional ou que possuem mais de três funcionários devem utilizar o certificado digital.
Nestes casos, o certificado digital para microempresas é utilizado como forma de assegurar o cumprimento da entrega da Informações à Previdência Social (GFIP) e da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Além disso, o seu uso também serve para a emissão de declarações relacionadas ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Trabalhista e Previdenciárias, o e-social.
Quais são os benefícios do certificado digital para microempresas?
Certamente, após a criação do certificado digital, a rotina do empresário mudou bastante, ganhando maior agilidade, dentre outros benefícios.
Acompanhe a seguir nossa lista com as principais vantagens:
Segurança
O fator de segurança, sem dúvidas, é o mais relevante do certificado digital para microempresas. Deste modo, quando um documento empresarial é assinado, a empresa fica amparada por lei.
Assim, o arquivo fica armazenado de forma segura, sem correr riscos de fraudes e alterações. Isso porque ele permite fazer o bloqueio do documento após a assinatura.
Praticidade e comodidade
Outro ponto crucial do certificado digital para microempresas é de sua praticidade e comodidade. Isso porque o empreendedor pode acessar de forma prática toda a documentação de sua empresa pelo computador.
Também é possível fazer o download de arquivos como os da declaração do imposto de renda, inclusão de dados sobre despesas e também deduções.
Sendo assim, o certificado digital pode ser instalado em mais de um computador, possibilitando assim que o trabalho seja realizado por mais de uma pessoa. O que facilita a rotina de uma empresa e vida de um empresário.
Redução de custos
O certificado digital para microempresas não necessita que seja feito um alto investimento, tendo em vista que ela permite que a transformação de processos físicos para o digital, promovendo assim uma maior redução de custo.
Dessa forma, a empresa passa a apresentar menores custos como também maior agilidade na hora de armazenar, manusear e enviar documentos. Assim, os gastos podem se reduzidos de forma considerável.
Aproveite para ler: GERAÇÃO DE CAIXA: UM PLANO PARA QUANDO PARECER QUE NÃO HÁ ALTERNATIVAS
Sustentabilidade
Atualmente, muito se tem discutido sobre os problemas socioambientais e fatores como sustentabilidade. Diante disso, a tecnologia tem sido uma aliada fundamental na rotina dos empresários.
Isso porque ela permite transformar processos físicos em digitais, colaborando para que os funcionários possam evitar o desperdício de papéis, impactando assim diretamente no desmatamento.
Dessa forma, o certificado digital para microempresas permite a ausência de impressão, uma vez que conta com a validade jurídica de documentos e não exige autenticação adicional.
Transações econômicas
Hoje, é possível encontrar diversos sistemas que contam com a integração do certificado digital para microempresas. Permitindo assim não só a emissão de notas fiscais, como também outras transações eletrônicas.
Dessa forma, se torna possível liberar uma chave de acesso dando conectividade ao FGTS no sistema da Caixa Econômica.
O que permite uma maior segurança durante as transações econômicas feitas pelos empresários.
Sendo assim, como podemos perceber, o certificado digital para microempresas contribui para que o empresário possa ter diversos ganhos.
Ou seja, a certificação facilita e assegura a execução de diversos procedimentos, permitindo a integração com plataformas online e a execução de diferentes transações.
Possui dúvidas ou precisa de suporte em sua empresa? Entre em conosco e entenda como nós podemos ajudar em seu negócio.
Confira nossas redes sociais e nosso blog e aprenda com dicas como: PAGAMENTO DE IMPOSTOS: COMO SABER SE SUA EMPRESA ESTÁ PAGANDO CORRETAMENTE?
Descrição