Não é de hoje que vemos muitos empresários optando por terceirizar alguns serviços de suas empresas. Em meio a isso, um dos serviços mais procurados tem sido o de BPO financeiro.
Diante do aumento devido a constante procura, percebermos o quão importante seria explicar aos nossos leitores quais são as atividades passíveis de serem terceirizadas via BPO Financeiro. Acompanhe!
O que é BPO Financeiro?
A sigla BPO significa Business Process Outsourcing, que traduzida do inglês significa Terceirização de Processos de Negócio.
Em suma, é o ato de terceirizar o cumprimento das atividades financeiras de uma organização. Assim sendo, entre as atividades financeiras mais procuradas estão:
- Contas a pagar e receber,
- Controle do fluxo de caixa;
- Pagamento de impostos, taxas e tributos.
Aprenda conosco: quero abrir uma empresa – sociedade limitada ou empresa individual?
Quais são os benefícios do BPO Financeiro?
O BPO Financeiro apresenta diversas vantagens, dentre elas a segurança de ter suas atividades se desenvolvendo de forma saudável.
Além disso, a sua terceirização permite que o empreendedor foque no desenvolvimento de outros processos administrativos que requerem sua atenção.
Sendo assim, é possível notar uma maior redução de custos, como também melhoria em toda estruturação financeira.
Leia mais sobre: MEI, Empresário Individual, EIRELI e LTDA: entenda as principais diferenças
Quais atividades são passíveis de serem terceirizadas via BPO?
Hoje, praticamente tudo em relação às atividades financeiras de uma empresa são passíveis de ser terceirizado.
No entanto, algumas atividades são mais solicitadas pelos empreendedores ao terceirizar seus serviços por uma empresa especializada.
- Acompanhe a seguir, quais atividades são:
- Emissão de documentos fiscais.
- Conciliação bancária;
- Elaboração do fluxo de caixa;
- Contas a pagar e a receber;
- Gestão de indicadores;
- Análise de crédito.
Diante disso, com base nas atividades listadas, é possível criar dois grupos. Sendo no primeiro, reunido as atividades operacionais, cujo o desenvolvimento se torna imprescindível na rotina de qualquer empreendimento.
Que certamente, quando realizada por profissionais qualificados apresentam maiores chances de aumento de produtividades.
Enquanto o segundo grupo reúne as atividades analíticas. Aqui, serão elaborados todos os relatórios e análise de dados capazes de orientar um empreendedor enquanto a utilização de recursos e investimentos.
Aproveite para ler: quais os principais desafios de se empreender no Brasil?
Toda empresa pode terceirizar este serviço?
Atualmente, todos os modelos de negócios podem terceirizar os serviços de BPO Financeiro, sejam eles empresas de pequeno, médio ou grande porte.
Entretanto, cada empreendedor pode apresentar um motivo diferente ou específico ao buscar pelo serviço.
Sendo assim, ao contratar os serviços de BPO Financeiro, busque por profissionais qualificados, que possuem experiência no mercado e também no setor de sua empresa.
Dessa forma, será possível estudar o seu modelo de negócio e encontrar quais são os pontos que podem ser melhorados com a adoção do BPO Financeiro.
A adoção de serviços vai desde o início das atividades empresariais, realizando um reforço na gestão financeira, estudando a viabilidade de serviços e produtos no mercado e etc.
Principais motivos para terceirizar o BPO financeiro de sua empresa
Agora, iremos apresentar ao nosso leitor os principais motivos para realizar a terceirização dos serviços de BPO financeiro.
- Menores custos operacionais;
- Mais tempo para que o empreendedor possa focar no desenvolvimento de outras atividades;
- Menores riscos na gestão de RH;
- Maior controle financeiro;
- Menor inadimplência;
- Facilidade na obtenção do capital de giro;
- Previsibilidade;
- Governança corporativa e política de tesouraria.
Sendo assim, ao terceirizar o BPO de sua empresa com profissionais qualificados, você poderá obter excelentes resultados e ver todo o seu empreendimento de desenvolvendo no mercado de forma saudável.
Gostou de nosso conteúdo? Confira nosso blog e aprenda com nossas dicas como melhorar a gestão financeira de sua empresa!
Descrição