Prevenção de passivos trabalhistas e tributários: como fazer?

Passivos trabalhistas são a soma de dívidas geradas por um empregador, podendo ele ser pessoa jurídica ou física.

Dessa forma, os passivos trabalhistas são gerados quando ele deixa de cumprir suas obrigações trabalhistas ou não realiza o recolhimento de encargos sociais de forma adequada.

No entanto, ele não se configura como uma cobrança imediata. Isso porque a sua atuação ocorre por meio de reclamações trabalhista ou fiscalização do ministério do trabalho.

Sendo assim, as empresas que não adotam práticas de gestão de pessoas focadas na prevenção de passivos trabalhistas e tributários podem acabar comprometendo sua estrutura e recursos financeiros.

Confira a seguir nosso artigo e aprenda com nossas dicas como fazer a prevenção de passivos trabalhistas e tributários. Acompanhe!

 

Estude a legislação 

Atualmente, existem uma série de leis tributos nos quais um empreendedor precisa ficar atento ao seu pagamento. O que evita algumas complicações futuras em seu empreendimento.

Sendo assim, as relações trabalhistas não se restringem apenas a práticas propagadas dentro do ambiente empresarial. Também é preciso que os setores internos trabalhem de maneira integrada, a fim de garantir integridade física e moral de todos os seus funcionários. 

Desse modo, todo empreendedor deve buscar construir uma relação saudável como os seus colaboradores e sindicatos. Além de conhecer com profundidade todos os aspectos relacionados aos acordos trabalhistas. 

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Crie uma comunicação eficiente com os seus colaboradores

É preciso evitar ao máximo climas de especulação e fofoca dentro da empresa. Isso porque estas situações acabam dando margem para interpretações incorretas dos deveres tanto por parte de um empresário, como de seus funcionários. 

Dessa forma, conhecer todas as normas, políticas e condutas é um fator fundamental para que um negócio possa se desenvolver de forma saudável. E preciso investir em uma comunicação eficiente com os seus funcionários.

Portanto, busque construir um espaço para que todos os seus funcionários possam expor suas dúvidas, sugestões e críticas. Vale a pena criar canais internos, facilitando assim que a comunicação entre os setores.

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Fomente a cultura organizacional

A fim de realizar a prevenção de passivos trabalhistas e tributários, é fundamental fomentar a cultura organizacional dentro de uma empresa. 

Desse modo, é possível agrupar diversos tipos de comportamentos, crenças, hábitos, valores, políticas internas e etc. Assim, poderá motivar todos os funcionários, ajudando-os a compartilharem o mesmo conceito da empresa, bem como a sua produtividade. 

Lembrando que a ausência de uma cultura corporativa pode fazer com que uma empresa possa ter problemas de produtividade e de relacionamento dentro do ambiente de trabalho.

Pensando nisso, é possível desenvolver diretrizes, permitindo orientar os seus funcionários como devem agir dentro da empresa, bem como qual a sua visão. 

 

Previna os assédios morais

O assédio moral é hoje um dos fatores mais presentes nas campanhas de prevenção de passivos trabalhistas e tributários. 

Isso porque, quando um funcionário busca a justiça do trabalho, a fim de reclamar sobre os seus direitos que não estão sendo cumpridos por uma empresa, é comum que no momento do pedido também seja pleitear uma indenização por dano moral. 

Desse modo, é preciso ficar atento, uma vez que, não é comum acionar a justiça apenas para receber este tipo de indenização. No entanto, motivos como uma rescisão mal feita pode acabar sendo incluído em um pedido de indenização moral. 

 

Realize auditorias internas

Ao realizar atividade de prevenção de passivos trabalhistas e tributários, é fundamental que o empreendedor monte um comitê com a presença de diversos profissionais. Caso opte também pode ser uma contratado os serviços de consultoria terceirizada.

Ambos os formatos tem como principal finalidade verificar a situação interna como contratos, funcionamento dos sistemas de ponto, processo da folha de pagamento e cumprimento da legislação trabalhista. 

Assim, as dicas apresentadas aqui contribuem para que o empreendedor possa fazer prevenção de passivos trabalhistas e tributários em sua empresa. De forma que possa ser capaz de reduzir os números de ações trabalhista em sua estrutura.

Portanto, leitor, se você deseja organizar os seus processos e resguardar para que todas as funções empresariais possam ser realizadas de forma correta, nossas dicas podem te ajudar. 

Continue lendo nossos conteúdos e aumentando o seu conhecimento. Aproveite para ler nosso artigo: como manter sua empresa ativa em momentos de crise.

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